O caminho é seu

O caminho é seu
Use seu poder de escolha.
Google

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Reflexão de um educador




Refletir faz parte do dia à dia de todo educador.Sempre é preciso analisar ,refletir e propor estrátégias para a construção de novos caminhos.Porém é preciso saber que apenas mostramos caminhos,fornecemos estruturas,instigamos transformações mas nunca sabemos em que momento a mudança ocorrerá.Estamos sempre plantando uma nova semente baseada na firmeza de valores e objetivos.


O momento da germinação destas sementes ? Não temos controle.


O tempo adequado para que essa germização ocorra ? Não sabemos.Porém temos a certeza de que ela ocorrerá por isso continuamos sempre adubando,regando com ações.
Vamos refletir em crenças ....

Não creio em doença.A minha crença é no desequilíbrio.
Não vejo o doente psiquiátrico portador, de Bipolaridade, tão comum nos dias de hoje,apenas como doente.
Vejo como deficiente na Inteligência Emocional.


Quantos casos de jovens que ingressam em faculdades e mudam incessantemente de caminhos...


Trancar a faculdade e/ou trocar a escolha da profissão(trabalho) é uma proposta muito natural porque a faculdade significa preparo para uma profissão a longo prazo.É necessário gostar muito do que se fará por muitas horas diárias,ao longo de toda uma vida.Portanto precisa trazer muito prazer.

Porém o que é trabalhar ?
O que está envolvido num trabalho e não importa qual ?

- Responsabilidade

Num trabalho existem sempre coisas boas e ruins;precisamos realizar determinadas funções porque sabemos que são necessárias,não podemos desistir em função do nosso humor,do tempo ou qualquer variação.Ser responsável,não depende do outro,e é um aspecto construído internamente.

- Adaptabilidade

É fundamental quer nas situações imprevistas quer no lidar com diferentes pessoas.Se os acontecimentos fogem do planejamento e/ou a realidade não é o que sonhou,qual a atitude de algumas pessoas ?
- choro?sentimento de menos valia
-raiva/revolta/fuga/culpados externos

Estas atitudes não se aplicam na vida profissional ou pessoal ?
Sempre precisamos nos adaptarmos a realidade e não querer que a realidade se adapte a gente.
É apenas uma mudança de enfoque.


Ao se adaptar a realidade acabamos mudando-a.Porem querer mudá-la para entrar nos nossos sonhos é dar murro em ponta de faca.

- Objetivos de vida a serem alcançados por meio da remuneração

Saber lidar com o dinheiro é fundamental.Porém o valor do dinheiro só existe se ele for fruto do seu empenho.É uma aprendizagem onde errar tem um custo(gasto demais fico sem)
Trabalhar,receber pelo seu trabalho leva a busca de novos padrões.Se ganho pouco preciso decidir por novas estratégias(curso,concursos,novo emprego...)
Estas atitudes levam ao amadurecimento, a mudança de postura e a percepção de que não adianta ficar chorando e pedindo colo.Adianta escolher novos caminhos.

Vejo que é um excelente momento para o ingresso no mercado de trabalho para qualquer jovem,conduz a aprendizagem /construção de valores fundamentais.Acredito que trancar a faculdade e começar a trabalhar pode ser útil para aprendizagem destes valores.Não vai adiantar mudar apenas a profissão porque o problema não é externo.Os problemas vão surgir em qualquer faculdade.
Terminar uma faculdade pode ser feito em qualquer momento.

É preciso aprender a ter persistência e força de vontade.
É precisar valorizar o seu dinheiro para pagar suas necessidades(preciso melhorar porque a terapia custa muito e eu poderia usar esse dinheiro para outras coisas melhores)



Qual a relação entre o comportamento apresentado pelo jovem e o nosso comportamento como educador ?


Espero que essas reflexões possam te ajudar a construir um novo caminho.


Você não pode reformular o início mas pode reformular um novo recomeço.

Nenhum comentário: