Avaliação : um dos temas mais debatidos.
Novas(ou velhas ) teorias perpassam constantemente as reuniões pedagógicas.
Qual o melhor instrumento de avaliação ?
Como registrar o desempenho do aluno?
Classificar ...Certo ou errado? Nota...Conceito... Dúvidas....
Surgem então crenças que levam o professor a condenar a prova.Escolher relatórios de observação.
Registros do desempenho que mudam constantemente de acordo com novas teorias.
Particularmente,acredito que o melhor instrumento de avaliação é aquele que alcança o objetivo primordial de ajudar o caminhar do aluno no processo de aprendizagem.
Sempre gostei do momento das "provas" como excelente recurso para o objetivo primordial de fazer com que o aluno curta a sua aprendizagem através da percepção do que já sabe e do que falta aprender.Sempre, é neste momento que consigo consolidar uma grande parceria com o aluno.
A disciplina que leciono ? É a tão mal falada e mal interpretada : Matemática.É a partir desse momento que começa o despertar do interesse no aluno. Vencer obstáculos causa uma sensação maravilhosa de poder e a auto-estima vai para as nuvens.
Uso os conhecimentos matemáticos e o período de Avaliação para quebrar paradigmas e utilizar um recurso básico para qualquer aprendizagem,seja no âmbito cognitivo ou afetivo,o desejo.
Aprender,vencer desafios sómente ocorre quando o sujeito assume um compromisso consigo de querer.
O mecanismo para uma nova aprendizagem,em qualquer área da vida,contem essa chave mestra do eu pessoal.Cada aprendizagem envolve uma transformação muito mais profunda : envolve mudanças de paradigmas. Pessoas que transformam a visão de mundo quando percebem que possuem o poder de aprender.Não importa a idade,nem os conhecimentos prévios.O que importa é que toda aprendizagem depende dessa força interna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário